Neste post falarei a respeito de uma das dificuldades em se usar o gerenciador de banco de dados PostgreSQL. Uma das diferenças mais notáveis aos iniciantes no assunto: a falta da propriedade Auto-increment, a qual é largamente usada na criação de chaves primárias.
Para resolver esta falta, seguem abaixo duas formas de simular a mesma propriedade no PostgreSQL:
Para se criar um campo de uma tabela com valores sequenciais(adequado para chaves) existem duas formas. Uma delas leva a outra.
Vamos comecar pela mais simples, criar a sequencia no momento da criaçao da tabela através do tipo SERIAL:
CREATE TABLE pessoa (id SERIAL PRIMARY KEY, nome VARCHAR(100));A forma acima simula o que eu vou exemplificar abaixo, a criação da sequencia manualmente:
CREATE SEQUENCE pessoa_id_seq;</p>
<p>CREATE TABLE pessoa
(id INTEGER PRIMARY KEY DEFAULT nextval('pessoa_id_seq'),
nome VARCHAR(100));
Atente para a igualdade entre o nome da sequencia e o parametro passado para a função nextval.
Bem, é isso, espero ter ajudado.

May 19th, 2007 00:37
Zuando. Mto boa a iniciativa. Espero ver muito mais por aqui. Abraço
June 28th, 2007 03:26
obrigada pelo pequeno mas grandioso tutorial!! de grande ajuda!!! =) =)
November 4th, 2008 13:46
Produtivo, gostei muito obrigado espero que seja sempre assim porque farei o que puder para ajudar quando puder
June 1st, 2009 17:49
[...] – http://pt-br.wordpress.com/tag/postgresql/ – http://planeta.postgresql.org.br/ – http://www.meiocodigo.com/2007/05/18/auto-incremento-em-postgresql/MySQL – http://WWW.MYSQL.COM/DOCUMENTATION/MANUAL.PHP – [...]
November 16th, 2009 15:29
mandou mto bem
February 24th, 2010 19:13
Valew…muito util….jusamente o q queria saber!!! Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
December 1st, 2010 20:16
o.O =) rápidO! Eficaz … sem léro léro! =) ObrigadO!
January 7th, 2011 09:06
Muito OBRIGADO! Estava quebrando a cabeça por causa do método! Valeu!